quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Texto publicado no site da Secretaria da Segurança Pública - SP (23/02/2016)

Polícia Civil prende mais de mil em operações na Capital 

O Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP) iniciou, em janeiro, uma série de operações policiais envolvendo as oito Delegacias Seccionais que o compõem, para combater os crimes contra o patrimônio na Capital.

As delegacias seccionais foram divididas em dois grandes grupos que, quinzenalmente, realizarão operações policiais em suas áreas de atuação. A primeira ação foi realizada em 21 de janeiro por agentes da 2ª, 3ª, 5ª e 6ª seccionais. Já no dia 29, a operação aconteceu nas regiões da 1ª, 4ª, 7ª e 8ª Seccionais.

A Operação Patrimônio realizou, até o momento, um total de 1.071 prisões, sendo 469 em flagrante. Foram cumpridos 111 mandados de prisão e 289 adolescentes foram apreendidos.

Durante a ação os policiais também recolheram cerca de 426,9 quilos de entorpecentes, entre eles maconha, cocaína e crack. Um total de 63 veículos foram apreendidos e 29 recuperados.

Paraisópolis

Além das operações quinzenais, foi desenvolvida pela 3ª Delegacia Seccional, uma operação específica na região de Paraisópolis, na zona sul, para combater a criminalidade no local.

Um total de 148 policiais realizaram 30 prisões e apreenderam sete menores e três veículos. Também foram recolhidos celulares roubados e cerca de 9,2 quilos de entorpecentes.


Felipe Henrique Lima


Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/noticia/lenoticia.aspx?id=36956

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Texto publicado no site da Secretaria da Segurança Pública - SP (22/01/2016)

Procurados pela Justiça são presos por falsidade ideológica em Diadema

Um marceneiro, de 42 anos, e uma mulher, de 29 anos, foram presos em flagrante, na manhã desta quinta-feira (21), em Diadema, região metropolitana de São Paulo. Os dois eram integrantes de uma quadrilha e foram detidos por falsidade ideológica.

As investigações, comandadas pela Delegacia Seccional de Diadema, começaram em junho do ano do passado. Por meio de uma denúncia anônima, a polícia obteve a informação de que um membro de um grupo criminoso estaria pela região. Os policiais descobriram a identidade, que era conhecida por "Pantera", e verificaram que ela havia levado um veículo Hyundai HB20 a uma concessionária.

Após campana no local, por volta das 10h30 de quinta, os policiais verificaram a mulher chegando em posse de seu veículo e acompanhada por um GM / Vectra, conduzido por outro procurado pela polícia, conhecido como “Mia”. Após a abordagem, os acusados apresentaram documentos falsos e foi dada voz de prisão em flagrante a ambos.

“Mia” já estava sendo investigado por homicídios pela Seccional de Diadema, e também era investigado pela Delegacia de Roubo a Bancos do DEIC, Delegacia Antissequestro de Campinas, Delegacia de Santos, Departamento de Polícia Judiciária do Interior 6 (Santos) e pela Polícia Federal.

Já "Pantera" era encarregada de ensinar outros membros da quadrilha a atirar, além de ser responsável por identificar residências de policiais com o intuito de executá-los.

O marceneiro foi imediatamente conduzido ao CDP de Diadema, enquanto a mulher foi encaminhada a Cadeia Pública de São Bernardo do Campo. O caso foi registrado como falsidade ideológica, captura de procurado e uso de documento falso.


Felipe Henrique Lima




Texto publicado no site da Secretaria da Segurança Pública - SP (19/01/2016)

Preso homem que matou comerciante no Grande ABC

A Polícia Civil prendeu um homem, de 33 anos, envolvido na morte de um comerciante, na noite do dia 9 de janeiro, em Santo André, Grande São Paulo. O acusado foi encaminhado para a Cadeia Pública do Município. 

A polícia realizava buscas pelo rapaz, suspeito de matar um empresário a tiros em frente à sua residência. Na noite do crime, a Polícia Militar foi chamada e ao chegar ao local, encontrou o corpo da vítima caído no chão com algumas perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. Alguns moradores da região foram ouvidos e informaram a respeito do envolvimento do rapaz, de 33 anos, no crime.

Após diligências realizadas pelas equipes do 4º DP de Santo André, o suspeito foi localizado e, questionado, admitiu a autoria do homicídio.

Foi decretada prisão temporária e o rapaz foi encaminhado à Cadeia Pública de Santo André. As equipes do 4º DP realizam diligências para encontrar a arma utilizada no crime. 

O caso

De acordo com testemunhas, o comerciante estava em frente de casa quando, por volta das 23h, o suspeito chegou em um GM / Prisma e, sacando uma arma de fogo, atirou. Em seguida, o rapaz fugiu a pé do local. O caso foi registrado como homicídio. 


Felipe Henrique Lima


Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/noticia/lenoticia.aspx?id=36790